5 passos de como ganhar dinheiro no YouTube em 2020 e 2021

Você tem pensado seriamente em montar o seu canal de vídeos, se tornar famoso, descolar uma graninha extra e, se Deus quiser, até viver só disso? Ou já é um youtuber há algum tempo, mas ainda não conseguiu tirar uns bons trocados com o seu suado trabalho? Continue lendo atentamente a este artigo então, pois preparamos 5 passos de como ganhar dinheiro no YouTube em 2021 para te ajudar na monetização de seu conteúdo.

1. Saiba os requisitos exigidos

O primeiro dos 5 passos de como ganhar dinheiro no YouTube em 2021 é participar do Programa de Parcerias do YouTube. Para entrar no programa da plataforma de vídeos, primeiramente é preciso residir em um país onde o programa está disponível (se você mora no Brasil, está apto a participar). O conteúdo do seu canal deve ser original e estar dentro dos Termos de Serviço do YouTube. E a exigência extra que entrou em vigor desde 18 de abril de 2017 é que seu canal tenha mais de 10.000 visualizações públicas. Se você cumpre todas as exigências da Alphabet (a dona do Google e do YouTube), então poderá fazer parte do programa.

2. Inscreva-se no Programa de Parcerias do YouTube

Se todos os requisitos exigidos forem cumpridos, então para participar do programa basta logar e acessar o Estúdio de Criação na plataforma de vídeos do Google. Então, escolha o menu Canal e, em seguida, o item Monetização. Siga todos os passos mostrados na tela para concluir a inscrição no programa. A aprovação pela gigante de buscas pode levar algumas semanas.

3. Crie e/ou conecte uma conta do Google AdSense

Assim que você terminar a matrícula no Programa de Parcerias, você deve criar e/ou conectar uma conta do Google AdSense ao seu canal, conforme a explicação da Ajuda do YouTube.

4. Configure como a receita será gerada em seu canal

Você deve escolher se quer receber com todos os seus vídeos atuais e os seus vídeos futuros ou com apenas alguns vídeos em específico. Também é preciso decidir quais os formatos de anúncio que você quer mostrar nos vídeos de seu canal. Com tudo configurado, a receita será gerada assim que a Google te aprovar no Programa de Parcerias.

5. Receba!

O último dos 5 passos de como ganhar dinheiro no YouTube em 2021 é sacar a receita gerada com os vídeos em seu canal. Para sacar o lucro, é preciso atingir um limite mínimo e não ter retenções de pagamento. Se estiver tudo OK, você pode fazer a retirada conforme a forma de pagamento configurada no Google AdSense.

Algumas considerações úteis a saber

Agora que você já sabe os 5 passos de como ganhar dinheiro no YouTube em 2021, existem algumas informações que te serão importantes na monetização de se canal:

  • Os anunciantes que exibem as propagandas deles em seus vídeos pagam ao Google um valor variado (normalmente algo em torno de um dólar) a cada mil visualizações em seu canal (o chamado CPM, ou Custo Por Mil);
  • A Google repassa apenas parte do valor arrecadado com os anúncios para o proprietário do canal, sendo que o restante é retido pela Alphabet (algumas empresas especulam que a parte “abocanhada” pelo YouTube é de 45% da arrecadação das propagandas);
  • Caso quem esteja assistindo os vídeos de seu canal esteja usando algum bloqueador de anúncios no navegador dele, quaisquer propagandas bloqueadas em seus trabalhos pelo programa não serão contabilizadas pela Google;
  • Mesmo com os anúncios nos vídeos, se o conteúdo do seu canal não for original, você usar de alguma mídia com direitos autorais (principalmente sem autorização dos proprietários), ou qualquer outra coisa que infrinja as regras do YouTube, seu canal não será monetizado até os problemas estarem corrigidos;
  • Além dos anúncios, considere outras formas de ganhar dinheiro com o seu canal, como conseguir algum patrocínio ou vender produtos através de seus vídeos;
  • E o mais importante de tudo: tenha paciência até conquistar os seus primeiros trocados, crie sempre algo original e novo continuamente, tenha um diferencial atrativo para se sobressair perante canais de conteúdo similar, seja humilde, mas visando o topo, evite palavrões e palavreados torpes e comece focando em um nicho temático/público-alvo/tipo de persona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post